Connect with us

Tecnologia

Pesquisadores criam chip que identifica 32 doenças utilizando materiais semelhantes aos biossensores.

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Chip desenvolvido pela equipe do HZDR. (Imagem: Anja Schneider/Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf)

Cientistas do Laboratório de Pesquisa Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR), na Alemanha, desenvolveram um chip inovador capaz de detectar simultaneamente até 32 patógenos. Este dispositivo, do tamanho da palma de uma mão, assemelha-se aos biossensores utilizados em laboratórios de patologia.

O chip utiliza transistores de efeito de campo (FET), que conseguem identificar cada patógeno com base na corrente elétrica gerada por ele. Nos testes, a interleucina-6 (IL-6), produzida pelo sistema imunológico em casos como lesões teciduais, inflamações e alguns tipos de câncer, foi utilizada. Os resultados do chip se mostraram comparáveis aos de biossensores de última geração utilizados em laboratórios de patologia.

A aplicação desse chip pode representar avanços significativos no monitoramento de imunoterapias em pacientes com câncer, além de contribuir para a previsão da gravidade e evolução de doenças virais. O estudo foi publicado na revista Biosensors and Bioelectronics.

(Fonte: Olhar Digital, Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi, https://olhardigital.com.br/2024/02/09/ciencia-e-espaco/pesquisadores-criam-chip-que-identifica-32-doencas-de-uma-vez-veja/)

Chip desenvolvido pela equipe do HZDR. (Imagem: Anja Schneider/Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf)

O Jornal Do Povo Digital é um portal de notícias independente, com sede em Parobé e Gramado, voltado a informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. Atuamos diariamente na cobertura dos principais acontecimentos do Vale do Paranhana e região, sempre com foco na comunidade e nos temas que impactam a vida do cidadão comum.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parobé

Cadastro de Fornecedores em Parobé

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

A Prefeitura de Parobé está modernizando o processo de cadastro de fornecedores e facilitando a sua vida! Agora você pode se cadastrar de forma totalmente online, com mais agilidade, segurança e sem burocracia!

Se você é empresa, prestador de serviço ou autônomo e deseja fornecer materiais ou prestar serviços para a prefeitura do município, essa é a sua chance de se aproximar do poder público com mais praticidade!

Essa iniciativa tem como objetivo:

  • Promover mais transparência;
  • Ampliar as oportunidades de negócio;
  • Fortalecer a parceria entre poder público e iniciativa privada.

Quer fazer parte? Acesse o formulário digital e realize seu cadastro agora mesmo!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdgCUfqN7FfETwF5qFOIVKlPLbj8FH7W7jFY_rvt6n_BBezg/viewform. Ou acesse o link na bio da Prefeitura de Parobé!

Continue Reading

Canela

Canela brilha com arte e luz no Festival das Luzes

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Começou ontem, 1º de maio, o Canela Light Fest – Festival das Luzes, evento inédito no Brasil inspirado no famoso festival de Lyon, na França. Até domingo, dia 4, a cidade será palco de projeções mapeadas, performances, oficinas, palestras e instalações interativas que unem arte, tecnologia e sustentabilidade.

A abertura oficial ocorreu no Multipalco da Praça João Corrêa, às 18h30. O acendimento das luzes das obras artísticas foi às 19h30. A programação segue nos próximos dias com atrações imperdíveis e encerra no domingo com cerimônia no Grande Hotel Canela.

O Festival também contará com ações educativas, com a participação de crianças e adolescentes em oficinas voltadas à arte digital e à preservação ambiental, entre elas uma atividade especial com crianças do Centro Social Padre Franco. Confira a programação completa e mais informações no Instagram oficial: @canelalightfest.

O evento é gratuito!!

Continue Reading

Destaques

Lobo-terrível é recriado por empresa

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

A Colossal Biosciences, anunciou ontem, dia 7, o nascimento de três filhotes de lobo-terrível — uma espécie extinta há cerca de 10 mil anos, natural da América do Norte.

Segundo a empresa, os filhotes Rômulo, Remo e Khaleesi nasceram a partir da edição genética de lobos modernos, baseando-se em DNA antigo extraído de fósseis com até 72 mil anos. A técnica usada editou cerca de 20 regiões do genoma dos lobos atuais para que se aproximassem fisicamente e funcionalmente da espécie extinta.

“Este momento marca não apenas um marco para nós como empresa, mas também um salto para a ciência, a conservação e a humanidade”, afirma a empresa em uma postagem no X.

Atualmente, os mais velhos estão com cinco meses (Rômulo e Remo, que nasceram em 1 de outubro de 2024) e vivem em um centro de preservação da vida selvagem nos EUA. Já Khaleesi, nasceu em 31 de janeiro de 2025.

Os animais recriados não são réplicas exatas, mas sim híbridos com características genéticas semelhantes às do lobo-terrível (Aenocyon dirus).

Em vez de extrair células diretamente de tecido, os cientistas coletaram células progenitoras endoteliais do sangue de um lobo-cinzento comum e, editaram especificamente 14 genes-chave dessas células para corresponder ao DNA dos lobos gigantes, sem inserir diretamente material genético antigo. Esses núcleos editados foram implantados em óvulos desnucleados, gerando embriões que foram gestados por cadelas mestiças saudáveis e de grande porte.

A técnica utilizada envolve o CRISPR, uma espécie de “tesoura genética” que permite alterar trechos específicos de uma célula.

Rômulo e Remo, da espécie lobo-terrível, que foi desextinta, de acordo com a Colossal Biosciences. — Foto: Colossal Biosciences.

A Colossal pretende usar a desextinção para restaurar o equilíbrio ambiental. Ela foi fundada em 2021, e já vale cerca de US$ 10 bilhões.

Continue Reading

Mais Vistos

Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal do Povo