Connect with us

Tecnologia

Notícias falsas são 70% mais compartilhadas do que as verdadeiras.

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

O impacto das notícias falsas é considerável, uma realidade que já não surpreende mais. Essas informações foram utilizadas de maneira sistemática, inclusive para influenciar a eleição do presidente Donald Trump em 2016. Um estudo conduzido por pesquisadores do MIT e publicado na revista Science destaca que a distinção entre o que é verdadeiro ou falso tornou-se uma estratégia política comum, substituindo debates baseados em fatos mutuamente acordados.

O estudo observou que as pesquisas atuais sobre as tão conhecidas notícias falsas (ou “fake news”) se concentram na análise de rumores isolados, visando aprimorar sistemas de detecção de mentiras para conter sua propagação. Contudo, nenhuma pesquisa se dedicou a compreender a diferença na disseminação entre notícias falsas e verdadeiras.

Para abordar essa lacuna, os pesquisadores utilizaram uma base de dados de seis sites de verificação de fatos, selecionando informações com pelo menos 95% de concordância sobre a veracidade. O estudo contemplou 126 mil rumores, disseminados por mais de 3 milhões de usuários em mais de 4,5 milhões de instâncias.

A conclusão foi que as notícias falsas se espalham significativamente mais rápida, profunda e ampla do que as informações verdadeiras. Enquanto as fake news mais influentes atingem entre mil e 100 mil pessoas, as notícias verdadeiras raramente ultrapassam mil pessoas. Surpreendentemente, a verdade leva seis vezes mais tempo para alcançar um grupo de 1,5 mil pessoas.

Quando o foco é política, a disseminação de notícias falsas torna-se ainda mais intensa, atingindo 20 mil pessoas, quase três vezes mais rápido do que outros tipos de notícias falsas alcançam 10 mil. Ao estimar a probabilidade de compartilhamento, foi constatado que as notícias falsas têm 70% mais chances de serem compartilhadas do que as verdadeiras.

A responsabilidade não recai exclusivamente nos “bots”, que são robôs que se passam por humanos para disseminar notícias, geralmente falsas, de forma automatizada. Mesmo ao filtrar notícias originadas por robôs ou retweets de robôs, os resultados foram os mesmos.

Os pesquisadores sugerem que a explicação pode ser simples: as novidades capturam a atenção humana. Elas contribuem para a tomada de decisões e incentivam o compartilhamento de informações porque a novidade atualiza o entendimento do mundo.

Essa hipótese foi testada, avaliando se as notícias falsas apresentavam um maior senso de “novidade” em comparação com as verdadeiras. Selecionaram cinco mil usuários do Twitter que compartilharam informações falsas ou verdadeiras e analisaram 25 mil tweets aleatórios aos quais foram expostos nos 60 dias anteriores.

Ao mensurar a novidade das informações, comparando as palavras nas postagens com as informações anteriores, os pesquisadores constataram que as notícias falsas continham mais novidades, afinal, eram fabricações novas.

Ao categorizar as hashtags de 32 mil tweets por sentimentos, como raiva, medo, confiança ou alegria, perceberam que as notícias falsas estavam mais associadas à surpresa, confirmando a hipótese da novidade, além de desgosto. Já a verdade estava associada a sentimentos de tristeza, antecipação, alegria e confiança.

Os pesquisadores alertam que as notícias falsas podem levar à má alocação de recursos durante ataques terroristas ou desastres naturais, além de desalinharem investimentos em negócios e influenciarem eleições de maneira equivocada. A disseminação online dessas notícias é mais prejudicial que a verdade e, surpreendentemente, o comportamento humano contribui mais para essa diferença do que qualquer robô.

O Jornal Do Povo Digital é um portal de notícias independente, com sede em Parobé e Gramado, voltado a informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. Atuamos diariamente na cobertura dos principais acontecimentos do Vale do Paranhana e região, sempre com foco na comunidade e nos temas que impactam a vida do cidadão comum.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parobé

Cadastro de Fornecedores em Parobé

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

A Prefeitura de Parobé está modernizando o processo de cadastro de fornecedores e facilitando a sua vida! Agora você pode se cadastrar de forma totalmente online, com mais agilidade, segurança e sem burocracia!

Se você é empresa, prestador de serviço ou autônomo e deseja fornecer materiais ou prestar serviços para a prefeitura do município, essa é a sua chance de se aproximar do poder público com mais praticidade!

Essa iniciativa tem como objetivo:

  • Promover mais transparência;
  • Ampliar as oportunidades de negócio;
  • Fortalecer a parceria entre poder público e iniciativa privada.

Quer fazer parte? Acesse o formulário digital e realize seu cadastro agora mesmo!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdgCUfqN7FfETwF5qFOIVKlPLbj8FH7W7jFY_rvt6n_BBezg/viewform. Ou acesse o link na bio da Prefeitura de Parobé!

Continue Reading

Canela

Canela brilha com arte e luz no Festival das Luzes

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Começou ontem, 1º de maio, o Canela Light Fest – Festival das Luzes, evento inédito no Brasil inspirado no famoso festival de Lyon, na França. Até domingo, dia 4, a cidade será palco de projeções mapeadas, performances, oficinas, palestras e instalações interativas que unem arte, tecnologia e sustentabilidade.

A abertura oficial ocorreu no Multipalco da Praça João Corrêa, às 18h30. O acendimento das luzes das obras artísticas foi às 19h30. A programação segue nos próximos dias com atrações imperdíveis e encerra no domingo com cerimônia no Grande Hotel Canela.

O Festival também contará com ações educativas, com a participação de crianças e adolescentes em oficinas voltadas à arte digital e à preservação ambiental, entre elas uma atividade especial com crianças do Centro Social Padre Franco. Confira a programação completa e mais informações no Instagram oficial: @canelalightfest.

O evento é gratuito!!

Continue Reading

Destaques

Lobo-terrível é recriado por empresa

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

A Colossal Biosciences, anunciou ontem, dia 7, o nascimento de três filhotes de lobo-terrível — uma espécie extinta há cerca de 10 mil anos, natural da América do Norte.

Segundo a empresa, os filhotes Rômulo, Remo e Khaleesi nasceram a partir da edição genética de lobos modernos, baseando-se em DNA antigo extraído de fósseis com até 72 mil anos. A técnica usada editou cerca de 20 regiões do genoma dos lobos atuais para que se aproximassem fisicamente e funcionalmente da espécie extinta.

“Este momento marca não apenas um marco para nós como empresa, mas também um salto para a ciência, a conservação e a humanidade”, afirma a empresa em uma postagem no X.

Atualmente, os mais velhos estão com cinco meses (Rômulo e Remo, que nasceram em 1 de outubro de 2024) e vivem em um centro de preservação da vida selvagem nos EUA. Já Khaleesi, nasceu em 31 de janeiro de 2025.

Os animais recriados não são réplicas exatas, mas sim híbridos com características genéticas semelhantes às do lobo-terrível (Aenocyon dirus).

Em vez de extrair células diretamente de tecido, os cientistas coletaram células progenitoras endoteliais do sangue de um lobo-cinzento comum e, editaram especificamente 14 genes-chave dessas células para corresponder ao DNA dos lobos gigantes, sem inserir diretamente material genético antigo. Esses núcleos editados foram implantados em óvulos desnucleados, gerando embriões que foram gestados por cadelas mestiças saudáveis e de grande porte.

A técnica utilizada envolve o CRISPR, uma espécie de “tesoura genética” que permite alterar trechos específicos de uma célula.

Rômulo e Remo, da espécie lobo-terrível, que foi desextinta, de acordo com a Colossal Biosciences. — Foto: Colossal Biosciences.

A Colossal pretende usar a desextinção para restaurar o equilíbrio ambiental. Ela foi fundada em 2021, e já vale cerca de US$ 10 bilhões.

Continue Reading

Mais Vistos

Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal do Povo