Connect with us

Tecnologia

Golpes Digitais: Saiba diferenciar uma atividade suspeita e as práticas mais comuns dos golpistas.

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Golpes Digitais: Saiba identificar e evitar danos financeiros

Você sabe diferenciar o que é golpe e o que não é? Com o mundo cada vez mais rápido e conectado, os golpistas encontram brechas para causar danos financeiros em usuários desavisados.

Nessa matéria, o Jornal Do Povo vai explicar como identificar uma tentativa de golpe e quais as práticas mais comuns utilizadas pelos golpistas.

O que tem de comum em todo golpe?

Cada tentativa de golpe tem suas particularidades, entretanto, algumas técnicas usadas pelos fraudadores são repetitivas. A seguir veja alguns sinais que podem ajudar você a identificar uma tentativa de golpe:

É ótimo para ser verdade.

Oportunidades de investimento ou ganhos rápidos por meio de aplicativos, ou transferências de PIX, na maioria das vezes é só golpe mesmo.

Pressão para agir rápido.

“Problemas” que precisam ser resolvidos imediatamente são táticas para deixar você sem tempo para pensar.

Pedidos de Transferência.

Os bancos não solicitam PIX, TED ou qualquer outro tipo de transferência. Mesmo pedidos que vem de pessoas conhecidas, desconfie, muitas vezes o perfil pode ter sido clonado.

Informações Desnecessárias.

Fuja dos pedidos de senha e dados pessoais. Ao pedirem muitos detalhes, desconfie. Os bancos não precisam desse tipo de informação.

Download de Aplicativos.

Baixar aplicativos pode ser um perigo iminente. Opte por aplicativos oficiais com muitos downloads e avaliações. Ainda assim, é preciso estar atento a quais dados os aplicativos solicitam. Muitas vezes, esses programas de celular e computador vem infectados com “malware”, um tipo de vírus que causa danos nos dispositivos e monitora o comportamento do usuário.

Se identificar quaisquer um desses sinais, desconfie e bloqueie o contato.

Extra: Compras Online.

Vai comprar online? Para saber se um site é confiável, você pode acessar o link https://www.siteconfiavel.com.br/ e colocar o endereço do site que você está acessando.

Também é recomendado procurar a reputação da empresa no site Reclame Aqui. Lá os usuários compartilham sobre como é o atendimento e também se há possibilidade de fraude.

Além disso, os sites que tem o selo do “cadeado verde” ao lado do endereço do site possuem criptografia na hora de enviar seus dados. Além desse requisito de segurança, é preciso conferir se o endereço começa com HTTPS, e não HTTP. Esse é um protocolo que mantém seus dados seguros na hora de clicar no botão de confirmar.

Siga o Jornal Do Povo no Instagram para ficar por dentro das dicas de segurança e previna-se contra fraudes.

Fonte: Blog de Segurança da Nubank

O Jornal Do Povo Digital é um portal de notícias independente, com sede em Parobé e Gramado, voltado a informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. Atuamos diariamente na cobertura dos principais acontecimentos do Vale do Paranhana e região, sempre com foco na comunidade e nos temas que impactam a vida do cidadão comum.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parobé

Cadastro de Fornecedores em Parobé

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

A Prefeitura de Parobé está modernizando o processo de cadastro de fornecedores e facilitando a sua vida! Agora você pode se cadastrar de forma totalmente online, com mais agilidade, segurança e sem burocracia!

Se você é empresa, prestador de serviço ou autônomo e deseja fornecer materiais ou prestar serviços para a prefeitura do município, essa é a sua chance de se aproximar do poder público com mais praticidade!

Essa iniciativa tem como objetivo:

  • Promover mais transparência;
  • Ampliar as oportunidades de negócio;
  • Fortalecer a parceria entre poder público e iniciativa privada.

Quer fazer parte? Acesse o formulário digital e realize seu cadastro agora mesmo!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdgCUfqN7FfETwF5qFOIVKlPLbj8FH7W7jFY_rvt6n_BBezg/viewform. Ou acesse o link na bio da Prefeitura de Parobé!

Continue Reading

Canela

Canela brilha com arte e luz no Festival das Luzes

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Começou ontem, 1º de maio, o Canela Light Fest – Festival das Luzes, evento inédito no Brasil inspirado no famoso festival de Lyon, na França. Até domingo, dia 4, a cidade será palco de projeções mapeadas, performances, oficinas, palestras e instalações interativas que unem arte, tecnologia e sustentabilidade.

A abertura oficial ocorreu no Multipalco da Praça João Corrêa, às 18h30. O acendimento das luzes das obras artísticas foi às 19h30. A programação segue nos próximos dias com atrações imperdíveis e encerra no domingo com cerimônia no Grande Hotel Canela.

O Festival também contará com ações educativas, com a participação de crianças e adolescentes em oficinas voltadas à arte digital e à preservação ambiental, entre elas uma atividade especial com crianças do Centro Social Padre Franco. Confira a programação completa e mais informações no Instagram oficial: @canelalightfest.

O evento é gratuito!!

Continue Reading

Destaques

Lobo-terrível é recriado por empresa

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

A Colossal Biosciences, anunciou ontem, dia 7, o nascimento de três filhotes de lobo-terrível — uma espécie extinta há cerca de 10 mil anos, natural da América do Norte.

Segundo a empresa, os filhotes Rômulo, Remo e Khaleesi nasceram a partir da edição genética de lobos modernos, baseando-se em DNA antigo extraído de fósseis com até 72 mil anos. A técnica usada editou cerca de 20 regiões do genoma dos lobos atuais para que se aproximassem fisicamente e funcionalmente da espécie extinta.

“Este momento marca não apenas um marco para nós como empresa, mas também um salto para a ciência, a conservação e a humanidade”, afirma a empresa em uma postagem no X.

Atualmente, os mais velhos estão com cinco meses (Rômulo e Remo, que nasceram em 1 de outubro de 2024) e vivem em um centro de preservação da vida selvagem nos EUA. Já Khaleesi, nasceu em 31 de janeiro de 2025.

Os animais recriados não são réplicas exatas, mas sim híbridos com características genéticas semelhantes às do lobo-terrível (Aenocyon dirus).

Em vez de extrair células diretamente de tecido, os cientistas coletaram células progenitoras endoteliais do sangue de um lobo-cinzento comum e, editaram especificamente 14 genes-chave dessas células para corresponder ao DNA dos lobos gigantes, sem inserir diretamente material genético antigo. Esses núcleos editados foram implantados em óvulos desnucleados, gerando embriões que foram gestados por cadelas mestiças saudáveis e de grande porte.

A técnica utilizada envolve o CRISPR, uma espécie de “tesoura genética” que permite alterar trechos específicos de uma célula.

Rômulo e Remo, da espécie lobo-terrível, que foi desextinta, de acordo com a Colossal Biosciences. — Foto: Colossal Biosciences.

A Colossal pretende usar a desextinção para restaurar o equilíbrio ambiental. Ela foi fundada em 2021, e já vale cerca de US$ 10 bilhões.

Continue Reading

Mais Vistos

Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal do Povo