Connect with us

Segurança

Incêndio destrói casa no bairro Mundo Novo, em Taquara

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros no fim da tarde desta quinta-feira

Uma residência foi completamente destruída por um incêndio no final da tarde desta quinta-feira (31), em Taquara. O sinistro aconteceu por volta das 18h, na Rua José Raymundo, no bairro Mundo Novo, e mobilizou o Corpo de Bombeiros da cidade.

De acordo com os bombeiros, cerca de 3 mil litros de água foram utilizados para controlar as chamas. Apesar da gravidade do ocorrido, não houve registro de feridos. A moradia, no entanto, foi totalmente consumida pelo fogo.

As causas do incêndio ainda não foram informadas oficialmente. A corporação realizou os trabalhos de rescaldo e deve investigar o que motivou o início das chamas.

O Jornal Do Povo Digital é um portal de notícias independente, com sede em Parobé e Gramado, voltado a informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. Atuamos diariamente na cobertura dos principais acontecimentos do Vale do Paranhana e região, sempre com foco na comunidade e nos temas que impactam a vida do cidadão comum.

Últimas

Megaoperação mobiliza 130 policiais em 14 cidades do RS

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Ação teve mandados em cidades como Parobé e Novo Hamburgo

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Shotgun na manhã desta terça-feira (5) com foco no combate ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, receptação qualificada e adulteração de veículos. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (2ªDIN), vinculada ao Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).

Ao todo, 130 agentes participaram da operação, que envolveu o cumprimento de 38 mandados de prisão e 39 mandados de busca e apreensão em 14 municípios gaúchos, incluindo cidades da região, como Parobé e Novo Hamburgo, além de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Caxias do Sul, Montenegro, Três Passos, Estância Velha e outros.

Durante os cumprimentos, 28 pessoas foram presas, além da apreensão de três armas de fogo, drogas e dinheiro. Em uma das diligências, um policial civil foi baleado, mas foi socorrido rapidamente e está fora de risco. O autor do disparo foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.

Prisões, drogas, armas e veículos apreendidos

A Operação Shotgun teve como alvo um grupo criminoso com atuação em diversas frentes ilícitas no Estado. Entre os crimes investigados, estão venda e transporte de armas de grosso calibre, como fuzis e pistolas adaptadas para disparo automático, além de munições de alto poder destrutivo. Também foram identificadas atividades relacionadas à venda de entorpecentes como maconha e ecstasy.

As investigações revelaram ainda esquemas de receptação e adulteração de veículos, com placas clonadas e documentação falsa. Veículos de alto valor, como caminhões, eram escondidos até a revenda ilegal. Em alguns casos, a venda era feita no mesmo dia do roubo.

Rede criminosa atuava com armas, entorpecentes e receptação

Segundo a Polícia Civil, os criminosos mantinham uma rede de comunicação constante, compartilhando vídeos, imagens e instruções para dificultar a ação da polícia. As mensagens interceptadas mostram desde o envio de localização de possíveis compradores até métodos para camuflar os veículos.

O material coletado serviu de base para os pedidos judiciais que embasaram a operação. A ofensiva visou não apenas as prisões, mas também a apreensão de provas fundamentais para desarticular a organização criminosa.

Delegados destacam complexidade e gravidade das investigações

O delegado Wesley Lopes, titular da 2ªDIN, explicou que a investigação revelou “uma complexa rede de atividades ilícitas com atuação simultânea em diversas cidades e modalidades criminosas”.

Já o diretor de Investigações do Denarc, delegado Alencar Carraro, afirmou que o trabalho reforça o compromisso da instituição com o enfrentamento de grupos altamente perigosos, buscando enfraquecer sua estrutura e atuação.

As investigações seguem em andamento para análise do material apreendido, individualização de condutas e responsabilização de todos os envolvidos.

Continue Reading

Segurança

Brigada Militar reforça presença nacional em operação que prendeu mais de 3 mil pessoas no Brasil

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Ação coordenada entre Polícias Militares de todo o país resultou na apreensão de armas, drogas e veículos

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul teve papel de destaque em uma das maiores mobilizações nacionais de segurança pública: a 17ª edição da Operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil. Coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar (CNCGPM), a ofensiva reuniu corporações dos 26 estados e do Distrito Federal com foco na prevenção e repressão qualificada à criminalidade.

Em 48 horas de atuação simultânea em todo o território brasileiro, mais de 128 mil policiais militares e cerca de 45 mil viaturas participaram da força-tarefa. No Rio Grande do Sul, a Brigada Militar intensificou patrulhamentos, abordagens e ações de inteligência para garantir a ordem pública, combater o crime organizado e retirar criminosos e armas das ruas.

Para o presidente do CNCGPM, coronel PM Renato dos Anjos Garnes, a operação comprova o impacto positivo da atuação integrada das corporações estaduais. “Tais operações representam, de forma indubitável, o compromisso das Polícias Militares com o povo brasileiro, objetivando a constante busca por uma sociedade mais segura, sempre apoiados na integração e na cooperação entre as forças de segurança”, afirmou.

O comandante destacou ainda que a troca de informações e a padronização de estratégias ampliam a capacidade de resposta das instituições diante de crimes em larga escala.

Resultados expressivos

Os números alcançados em todo o país reforçam a importância da operação como instrumento de combate ao crime:

  • 60,6 toneladas de drogas apreendidas
  • 40.226 veículos autuados
  • 3.083 prisões em flagrante
  • 612 veículos recuperados
  • 414 armas apreendidas
  • 285 adolescentes apreendidos

A Operação Força Total tem se consolidado como uma importante ferramenta de atuação coordenada entre as Polícias Militares, com impacto direto na redução de índices criminais e no fortalecimento da sensação de segurança junto à população.

Continue Reading

Segurança

BM já apreendeu mais de uma tonelada de drogas no Vale dos Sinos em 2025

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

A Brigada Militar divulgou em 9 de julho o relatório de produtividade referente ao primeiro semestre de 2025 na região do Vale do Rio dos Sinos. Os dados, obtidos por meio do sistema Avante e fornecidos pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), revelam um cenário expressivo de combate à criminalidade: mais de uma tonelada de drogas apreendidas entre janeiro e junho.

Segundo o comandante do CRPO-VRS, coronel Luís Felipe Neves Moreira, os resultados são reflexo da atuação intensa dos brigadianos nos 16 municípios da região. “Algumas apreensões são de pequena quantidade, mas ajudam a desestabilizar as ações criminosas. Outras, mais volumosas, são possíveis graças às denúncias anônimas da população”, pontuou.

Apreensões de impacto: drogas, armas e granada

Um dos principais destaques do semestre ocorreu em junho, quando informações repassadas pelo 190 levaram à prisão de dois homens em Sapiranga. Na ação, a Brigada Militar apreendeu mais de 30 quilos de entorpecentes, sete armas de fogo e até mesmo uma granada, que foi neutralizada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Ao todo, a corporação apreendeu quase 70 armas somente em 2025.

Ações preventivas e repressivas

A BM também reforça a importância das ações preventivas. Mais de 133 mil pessoas e 71 mil veículos foram abordados nos seis primeiros meses do ano. “A presença em barreiras e ações de fiscalização muitas vezes impede crimes como roubos, homicídios e o próprio tráfico”, destacou o coronel Neves.

Prisões e recapturas

Somente neste ano, a Brigada Militar realizou mais de 1.500 prisões em flagrante no Vale do Sinos. Além disso, 264 foragidos do sistema prisional foram recapturados. O comandante destaca que a corporação atua tanto na repressão quanto em iniciativas sociais, como o Proerd, Patrulha Maria da Penha e ações comunitárias. “Nosso trabalho é amplo, mas com um objetivo claro: garantir segurança e bem-estar social à população”, finalizou.

Continue Reading

Mais Vistos

Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal do Povo