Connect with us

Colunistas

Como se ouve uma emoção? – Évelin Caroline da Silveira

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Oi, companheiro de conversa. Fique à vontade, puxe a poltrona, escolha sua bebida quente e se aconchegue. Como estás? Eu tenho sentido cansaço. Esses dias têm trazido dores e pesares para os quais não havíamos nos preparado, não é? Hoje, precisei lembrar a mim mesma que, para que eu possa respeitar o espaço em que as emoções do outro se manifestam, eu preciso respeitar e acolher também as
minhas emoções. Você já se pegou angustiado pela dor do outro? Querendo tomar a dor para si, ou agir de forma resolutiva que fosse capaz de, ao menos, afastá-la?

Hoje me notei assim, querendo poder resolver. Tu sabes que, acabei por dar-me conta que, o outro, a quem estou emprestando meu ouvidos, não procura em mim resoluções. E mesmo que procurasse, precisaria ser gentilmente conduzido a olhar para si, para identificar em que aspectos precisa de apoio, para encontrar possíveis soluções. Soluções essas provavelmente parciais, ou temporárias.

No momento em que vivemos, temos esquecido um pouco que as emoções não existem para serem solucionadas, resolvidas, encerradas. Nossas emoções são como sinais, elas nos contam sobre o que é importante para nós, sobre o que valorizamos. Mesmo as emoções difíceis, mesmo a dor. Tendemos a querer afastar a dor e a tristeza, sem que precisemos dar espaço para senti-las. Quando perdemos
algo, ou alguém que amamos, não é possível simplesmente seguir, como se isso não nos impactasse, como se não fossemos sentir essa falta, como se o mundo estivesse exatamente da mesma forma que antes. Não está. A vida não segue da mesma maneira. O que se faz presente é uma falta quase concreta, como se a falta fosse agora um personagem na nossa vida, quase inconveniente, nos lembrando da
vida que desejamos, da vida que construímos, e do espaço vazio que o que foi perdido deixou.

Ao cair do dia, acabei recordando das palavras de Rubem Alves: “Buscamos, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe.” Acabei por lembrar também que, o colo, o respeito da escuta, o amparo, nos permitem a vulnerabilidade necessária para
reconhecer, que tudo pelo que sentimos, é legítimo a seu modo. Reconhecer isso, é o que nos permite a coragem de, novamente, buscar caminhos para a reconstrução de nós mesmos, e da vida que ainda podemos desejar.


Évelin Caroline da Silveira
Psicóloga CRP 07/40693

________________________________________________________________________________________________________________

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do Jornal Do Povo.

O Jornal Do Povo Digital é um portal de notícias independente, com sede em Parobé e Gramado, voltado a informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. Atuamos diariamente na cobertura dos principais acontecimentos do Vale do Paranhana e região, sempre com foco na comunidade e nos temas que impactam a vida do cidadão comum.

Brasil

O mundo celebra o Dia do Chocolate

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Hoje é Dia Mundial do Chocolate! Celebrado em 7 de julho, a data marca a chegada dessa iguaria dos deuses à Europa, no século XV.

Antes disso, o chocolate era um tesouro das civilizações Maias e Astecas, e era usado até como moeda!

Com a Revolução Industrial, tomar chocolate quente (o que era símbolo de status da aristocracia europeia), passou a encantar paladares ao redor do mundo. E até hoje, seguimos apaixonados!

Além do sabor irresistível, o chocolate ao leite ou meio amargo traz vários benefícios à saúde quando consumido com moderação:

  • Reduz o estresse
  • Melhora o humor
  • Ajuda o raciocínio
  • Combate ansiedade e depressão
  • Dá energia ao organismo e combate a hipertensão

Curiosidades:

  • Chocolate branco não é tecnicamente chocolate! Ele consiste nem mistura de manteiga de cacau, açúcar e leite.
  • Chocolate diet é para diabéticos, não para emagrecer!
  • Cada brasileiro consome kilos de chocolate por ano!

Que tal celebrar com aquele pedacinho que te faz sorrir?

Compartilhe essa delícia com alguém especial e aproveite com consciência!

Continue Reading

Parobé

Alimentação rica em nutrientes nas creches de Parobé

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

As escolas de Educação Infantil de Parobé estão dando um verdadeiro show de criatividade e cuidado com a saúde dos nossos pequenos!

Nada de frituras ou doces industrializados por aqui — agora, as festinhas de aniversário são recheadas de frutas, cores e muito sabor!

Essas imagens incríveis são da Festinha das Frutas na EMEI Algodão Doce.

Pratos lindos, nutritivos e super divertidos, preparados com todo carinho para tornar esse momento ainda mais especial!

Parabéns aos educadores, famílias e às crianças por essa iniciativa tão linda e saudável!

Vamos juntos cultivar bons hábitos desde cedo!

Continue Reading

Taquara

Havan e atacarejo do Grupo Zaffari chegam a Taquara

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Um novo capítulo na economia do Vale do Paranhana! A assembleia dos associados do CTG O Fogão Gaúcho aprovou a proposta de venda da sede campestre, destravando a instalação da megaloja da Havan em Taquara!

O terreno será dividido:

  • 17 mil m² destinados para a Havan
  • 28 mil m² para a Embravilye Administrações e Participações Ltda – braço imobiliário do Grupo Comercial Zaffari
  • E uma fração seguirá com o CTG

A Havan estima um investimento de R$ 200 milhões na construção da megaloja, com geração de 200 empregos diretos! O valor da negociação do terreno não foi divulgado.

A próxima etapa é a formalização do contrato de compra e venda. Em seguida, o projeto será protocolado na Prefeitura, com previsão de liberação da área em até 90 dias.

A expectativa do Grupo Zaffari é de que uma unidade do Stok Center também seja construída no local.

A negociação começou em 2017, mas foi só agora, em 2025, que o projeto saiu do papel, com a presença do proprietário Luciano Hang, ao lado de lideranças políticas da região.

Taquara se prepara para uma nova fase de crescimento.

Continue Reading

Mais Vistos

Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal do Povo