No dia de ontem, quarta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização de 159 pomadas para fixar e modelar cabelos por descumprirem normas sanitárias. A medida tem efeito imediato e afeta produtos que não atenderam às exigências da resolução RDC 814/2023.
A agência reforça que apenas os produtos regularizados e que se adequam às novas regras podem ser vendidos e utilizados. Todas as empresas que registraram produtos por notificação antes de 15 de setembro de 2023 no Sistema de Automação de Registro, deveriam atualizar a regularização até 31 de dezembro de 2024.
Para isso, era necessário apresentar uma série de documentos, incluindo a licença sanitária vigente ou o comprovante de solicitação dessa licença, a arte do rótulo contendo instruções detalhadas de uso e as advertências obrigatórias, além de uma declaração assinada digitalmente garantindo a segurança do produto.
Especialistas alertam para riscos de irritação ocular, queimaduras na córnea, e até cegueira definitiva. Os casos de estão concentrados especialmente nos eventos de Carnaval e pré-Carnaval. Segundo o oftalmologista Keller Azevedo, alguns tipos de produto podem causar a ceratite química.
Se você usa pomadas modeladoras, confira a lista oficial da Anvisa e proteja sua saúde;
Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, inclinando a cabeça para trás;
Aplicadores também correm riscos;
Não comercialize esses produtos que estão fora da lista;
O produto que estiver fora da lista da Anvisa deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
Em caso de contato com os olhos, lave com água em abundância e procure atendimento médico.
Fotos: Fabio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil, Arquivo, Acervo, Fundação Altino/Reprodução.