Você já parou para pensar quanto o imposto de renda impacta no rendimento dos seus investimentos? Em muitos casos, a mordida do Leão faz uma diferença considerável no que de fato entra no seu bolso. Mas a boa notícia é que existem alternativas legais de investimento que são isentas de IR — e que podem ser ótimas opções para quem busca otimizar a rentabilidade.
Entre os mais conhecidos, estão os LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio). Esses títulos de renda fixa, emitidos por bancos, financiam os setores imobiliário e agrícola, respectivamente. Eles têm uma vantagem importante: o rendimento que você recebe no vencimento é totalmente livre de imposto de renda. Isso significa que, ao comparar com outros investimentos como o CDB, é importante olhar o rendimento líquido — muitas vezes, o LCI ou LCA pode render mais mesmo com um percentual bruto menor.
Outra opção interessante são as debêntures incentivadas, títulos de dívida emitidos por empresas para financiar projetos de infraestrutura. Além de ajudar no desenvolvimento do país, o investidor recebe os juros sem a incidência de imposto de renda. Mas atenção: por serem investimentos um pouco mais arriscados, é fundamental analisar o emissor e sua capacidade de pagamento e focar na diversificação.
No universo dos fundos imobiliários (FIIs), os rendimentos mensais (os chamados “aluguéis”) também são isentos para pessoas físicas. Isso torna os FIIs uma excelente alternativa de geração de renda passiva, especialmente para quem busca substituir ou complementar a aposentadoria.
Já quem investe em ações também pode contar com um benefício fiscal interessante: os lucros obtidos com a venda de ações são isentos de IR quando o total vendido no mês for de até R$ 20 mil. Isso permite que o pequeno investidor realize ganhos sem pagar imposto, desde que respeite esse limite.
Por fim, vale lembrar que os dividendos de ações também são isentos de imposto de renda no Brasil. Empresas que distribuem parte de seus lucros aos acionistas podem ser uma boa pedida para quem pensa no longo prazo.
O mais importante é lembrar que a isenção de imposto é uma vantagem, mas não deve ser o único critério. Analise sempre o risco, o prazo e o seu objetivo financeiro. A diversificação continua sendo a melhor forma de proteger e potencializar seus investimentos. Encaixar produtos isentos de IR na carteira pode ser uma bela forma de turbinar seus ganhos.
Assessor de Investimentos (51)99877-4925 linkedin.com/in/ricardotodeschini
O Jornal Do Povo Digital é um portal de notícias independente, com sede em Parobé e Gramado, voltado a informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. Atuamos diariamente na cobertura dos principais acontecimentos do Vale do Paranhana e região, sempre com foco na comunidade e nos temas que impactam a vida do cidadão comum.
Hoje é Dia Mundial do Chocolate! Celebrado em 7 de julho, a data marca a chegada dessa iguaria dos deuses à Europa, no século XV.
Antes disso, o chocolate era um tesouro das civilizações Maias e Astecas, e era usado até como moeda!
Com a Revolução Industrial, tomar chocolate quente (o que era símbolo de status da aristocracia europeia), passou a encantar paladares ao redor do mundo. E até hoje, seguimos apaixonados!
Além do sabor irresistível, o chocolate ao leite ou meio amargo traz vários benefícios à saúde quando consumido com moderação:
Reduz o estresse
Melhora o humor
Ajuda o raciocínio
Combate ansiedade e depressão
Dá energia ao organismo e combate a hipertensão
Curiosidades:
Chocolate branco não é tecnicamente chocolate! Ele consiste nem mistura de manteiga de cacau, açúcar e leite.
Chocolate diet é para diabéticos, não para emagrecer!
Cada brasileiro consome kilos de chocolate por ano!
Que tal celebrar com aquele pedacinho que te faz sorrir?
Compartilhe essa delícia com alguém especial e aproveite com consciência!
Um novo capítulo na economia do Vale do Paranhana! A assembleia dos associados do CTG O Fogão Gaúcho aprovou a proposta de venda da sede campestre, destravando a instalação da megaloja da Havan em Taquara!
O terreno será dividido:
17 mil m² destinados para a Havan
28 mil m² para a Embravilye Administrações e Participações Ltda – braço imobiliário do Grupo Comercial Zaffari
E uma fração seguirá com o CTG
A Havan estima um investimento de R$ 200 milhões na construção da megaloja, com geração de 200 empregos diretos! O valor da negociação do terreno não foi divulgado.
A próxima etapa é a formalização do contrato de compra e venda. Em seguida, o projeto será protocolado na Prefeitura, com previsão de liberação da área em até 90 dias.
A expectativa do Grupo Zaffari é de que uma unidade do Stok Center também seja construída no local.
A negociação começou em 2017, mas foi só agora, em 2025, que o projeto saiu do papel, com a presença do proprietário Luciano Hang, ao lado de lideranças políticas da região.
Taquara se prepara para uma nova fase de crescimento.