Connect with us

Colunistas

Fui intimado(a) para participar de uma audiência: o que fazer, como se portar, o que dizer?

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Mas, primeiro, saiba o que é uma audiência e qual pode ser o seu papel nela.
O que é uma audiência?

A audiência é um ato que ocorre dentro de um processo onde as partes se apresentam à justiça para tratar dos assuntos que envolvem aquela demanda. Existem vários tipos de audiências, como a audiência de conciliação, em que as partes buscam uma solução consensual para a questão que querem resolver, a audiência de instrução, onde serão produzidas as provas que o(a) juiz(a) irá utilizar para julgar o processo, além da audiência de custódia. A audiência de custódia é realizada dentro do prazo de 24 horas após uma prisão, em que a pessoa presa, acompanhada de sua defesa, presente também o representante do Ministério Público, é apresentada ao juiz, a fim de esclarecer como se deu sua prisão.
Em todas elas tem que haver uma autoridade que preside o ato e organiza os trabalhos para que tudo ocorra bem, garantindo que todos(as) os(as) presentes tenham direito a falar e a serem ouvidos(as).

Como posso ser intimado(a) para uma audiência?

A intimação para a audiência é realizada pela Justiça e pode ser feita por entrega do mandado de intimação através de um(a) oficial de justiça ou até por envio de mensagens de maneira online (esteja atento para não cair em golpes!). No caso de quem possui advogado particular, o advogado entra em contato para informar quando uma audiência é marcada em seus processos.
Nas audiências, uma pessoa pode ser convocada como testemunha, vítima ou réu de determinado caso. Embora muitas vezes o senso comum acredite que no depoimento a pessoa deve acusar, defender, omitir ou manifestar um juízo de valor sobre os fatos, na verdade não é assim.


O que posso e devo fazer ou dizer em uma audiência?

Durante a audiência é extremamente importante ser pontual e estar no local designado, ou acessar o link, no caso de audiência virtual, com alguns minutos de antecedência. Também é importante se apresentar aos(às) serventuários(as) da justiça e se identificar com um documento com foto.

Chegado o momento de começar o ato, não precisa ter vergonha de perguntar o que deve fazer caso surja alguma dúvida, pois o(a) advogado(a) ou defensor(a) irá lhe explicar o que for preciso. Quando lhe for dada a palavra, basta responder as perguntas que forem feitas, explicando de forma pausada para que todos consigam entender.

É necessário observar que se está diante do dever de dizer a verdade, sob pena de incorrer no crime de falso testemunho. Quem for ouvido(a) como testemunhas tem a obrigação de narrar os fatos tal como se lembra, sem esconder ou mudar a verdade. Caso a pessoa não se recorde do que aconteceu, basta informar que não se recorda.

E sabe aquela história de que “você tem o direito de permanecer calado(a)”? Pois é, é isso mesmo: nos casos em que uma pessoa é ré em um processo criminal, ela tem o direito de permanecer em silêncio durante toda a audiência, sem que isso lhe acarrete qualquer prejuízo.


E o que NÃO posso fazer ou dizer em uma audiência?

É necessário evitar qualquer comportamento que gere conflito e desrespeito: atrapalhar a fala da outra parte, interferir quando não é a sua vez de se pronunciar e prejudicar o andamento dos trabalhos, por exemplo.

Começar a falar antes de lhe ser dada a palavra, não abrir o vídeo quando a audiência é online ou ficar perguntando para os outros presentes o que aconteceu ou o que é para falar são exemplos do que não deve ser feito nesta situação.

Quais são as consequências para quem não comparecer ou se portar de maneira inadequada em uma audiência?

Durante a audiência, aquele que atrapalha o seu andamento pode ser proibido de voltar a falar ou até mesmo ser convidado a se retirar, inclusive com uso da força policial, se necessário. Para as partes que faltam, a ausência pode ser considerada ato atentatório à dignidade da justiça e resultar em multa.
Existem outras consequências em casos específicos. Por exemplo, o não comparecimento do demandado em audiência do Juizado Especial Cível (JEC) acarreta a revelia, com a presunção de veracidade do que foi dito pelo autor. Isso significa que o que for alegado pela parte autora vai ser tomado como a verdade, o que pode causar muitos problemas para a parte que faltou. Já nas audiências criminais, o réu ou a ré têm direito de não comparecer, mas a sua ausência pode fazer com que ele(a) deixe de ser intimado(a) para os atos processuais seguintes.

E no caso das testemunhas, se elas não comparecerem ficam sujeitas à condução coercitiva pela Polícia, sob ordem do juízo que preside o ato.

Natalia Helena Wilborn
OAB/RS 130318

O Jornal Do Povo Digital é um portal de notícias independente, com sede em Parobé e Gramado, voltado a informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. Atuamos diariamente na cobertura dos principais acontecimentos do Vale do Paranhana e região, sempre com foco na comunidade e nos temas que impactam a vida do cidadão comum.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

O mundo celebra o Dia do Chocolate

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Hoje é Dia Mundial do Chocolate! Celebrado em 7 de julho, a data marca a chegada dessa iguaria dos deuses à Europa, no século XV.

Antes disso, o chocolate era um tesouro das civilizações Maias e Astecas, e era usado até como moeda!

Com a Revolução Industrial, tomar chocolate quente (o que era símbolo de status da aristocracia europeia), passou a encantar paladares ao redor do mundo. E até hoje, seguimos apaixonados!

Além do sabor irresistível, o chocolate ao leite ou meio amargo traz vários benefícios à saúde quando consumido com moderação:

  • Reduz o estresse
  • Melhora o humor
  • Ajuda o raciocínio
  • Combate ansiedade e depressão
  • Dá energia ao organismo e combate a hipertensão

Curiosidades:

  • Chocolate branco não é tecnicamente chocolate! Ele consiste nem mistura de manteiga de cacau, açúcar e leite.
  • Chocolate diet é para diabéticos, não para emagrecer!
  • Cada brasileiro consome kilos de chocolate por ano!

Que tal celebrar com aquele pedacinho que te faz sorrir?

Compartilhe essa delícia com alguém especial e aproveite com consciência!

Continue Reading

Parobé

Alimentação rica em nutrientes nas creches de Parobé

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

As escolas de Educação Infantil de Parobé estão dando um verdadeiro show de criatividade e cuidado com a saúde dos nossos pequenos!

Nada de frituras ou doces industrializados por aqui — agora, as festinhas de aniversário são recheadas de frutas, cores e muito sabor!

Essas imagens incríveis são da Festinha das Frutas na EMEI Algodão Doce.

Pratos lindos, nutritivos e super divertidos, preparados com todo carinho para tornar esse momento ainda mais especial!

Parabéns aos educadores, famílias e às crianças por essa iniciativa tão linda e saudável!

Vamos juntos cultivar bons hábitos desde cedo!

Continue Reading

Taquara

Havan e atacarejo do Grupo Zaffari chegam a Taquara

Logo Favicon Jornal do Povo - Parobé

Published

on

Um novo capítulo na economia do Vale do Paranhana! A assembleia dos associados do CTG O Fogão Gaúcho aprovou a proposta de venda da sede campestre, destravando a instalação da megaloja da Havan em Taquara!

O terreno será dividido:

  • 17 mil m² destinados para a Havan
  • 28 mil m² para a Embravilye Administrações e Participações Ltda – braço imobiliário do Grupo Comercial Zaffari
  • E uma fração seguirá com o CTG

A Havan estima um investimento de R$ 200 milhões na construção da megaloja, com geração de 200 empregos diretos! O valor da negociação do terreno não foi divulgado.

A próxima etapa é a formalização do contrato de compra e venda. Em seguida, o projeto será protocolado na Prefeitura, com previsão de liberação da área em até 90 dias.

A expectativa do Grupo Zaffari é de que uma unidade do Stok Center também seja construída no local.

A negociação começou em 2017, mas foi só agora, em 2025, que o projeto saiu do papel, com a presença do proprietário Luciano Hang, ao lado de lideranças políticas da região.

Taquara se prepara para uma nova fase de crescimento.

Continue Reading

Mais Vistos

Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal do Povo